domingo, 28 de agosto de 2011

HISTÓRIA DE VIDA: INCLUSÃO DIGITAL


Significa um sistema elaborado pela sociedade atual com uma proposta de sempre inovar de forma a contribuir para solucionar os problemas que fazem parte da dinâmica social vivida pelo homem na perspectiva de proporcionar mais conforto. A alfabetização nesta nova ordem social deu-se na década 90 quando se falava nos computadores 368, 468, etc, quando o programa utilizado era DOS, que era uma linguagem que recebia dados de entrada através de comandos e a partir deste momento houve interesse em fazer alguns cursos técnicos para familiarizar-se com essa nova ferramenta que iria penetrar em todos os campos da sociedade.
O interesse pelas Tecnologias da Informação e Comunicação foi despertado pela dinâmica que esses instrumentos proporcionaram no relacionamento educacional através das mudanças didáticas associadas às orientações construtivistas que permitam as transformações sociais que acompanhem a realidade social.
As Tecnologias da Informação e Comunicação tem um significado ímpar nesse novo contexto social porque possibilita o aluno a expressar-se de diversas formas. Agora, a nova ordem educacional no ensino é produzir conhecimento. Daí a possibilidade trazer novos caminhos para o estudante criar e recriar o conhecimento. Os estímulos são muitos porque as TIC tem muitos instrumentos que favorecem o desenvolvimento cognitivo dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. As dificuldades é a sobrecarga de trabalho do professor, os laboratórios sem condições de funcionamento, poucas formações continuadas, a estrutura pedagógica falha, entre outras.
Algumas das Tecnologias da Informação e Comunicação eram conhecidas, porém, pouca era e ainda é a habilidade em manusear esses instrumentos para favorecer o desenvolvimento cognitivo de quem aprende. A aquisição de habilidades, só e somente só, é possível, com o uso permanente dessas tecnologias para que se torne significante para todos. A grande dificuldade é a implantação dessa tecnologia no ambiente escolar porque falta na maioria das vezes um apoio pedagógico, um apoio de material didático, da falta ambiente físico.
Uma das coisas positivas que aconteceu foi a necessidade de expressão constantemente. Dessa produção de conhecimento aflora a cada instante, da necessidade de pesquisar sempre, de realizar leituras diversificadas, bem como de convergir e divergir na área de conhecimento atuante na perspectiva de produzir novas ideias. Essas Tecnologias da Informação e Comunicação fossa uma aprendizagem através de uma pesquisa constante, de interação com o outro, e, de uma produção textual proximal do científico com o cotidiano. Portanto, é o aprender fazendo.

  

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