PLANO DE CURSO

PLANO DE CURSO

1-IDENTIFICAÇÃO:
a)Disciplina: Biologia.
b)Professor: George Bergson Carvalho Cirino.
c)Escola: Estadual Alberto Torres.
d)Ano: 2011
e)Período: 2011.2
f)Série: 1º Ano – Ensino Médio.

            2-Objetivo Geral: Desenvolver no discente a conscientização da importância de manter o seu corpo saudável para o bom funcionamento dos seus órgãos através do conhecimento das estruturas que formam a célula de maneira que evite o desgaste físico e psicológico para não desenvolver doenças ou atitudes que prejudiquem o crescimento como um todo.

3-OBJETIVOS ESCÍFICOS E CONTEÚDOS:
CONTEÚDO: BIOLOGIA: CIÊNCIA E VIDA.
OBJETIVO:
1-Compreender a ciência como uma realização humana voltada à aquisição de conhecimento sobre a natureza, com poderes e limitações, e valorizar seu papel na sociedade contemporânea;
CONTEÚDO: PROCEDIMENTOS EM CIÊNCIA.
OBJETIVOS:
2-Familiarizar-se com conceitos e procedimentos empregados pelos cientistas e perceber a possibilidade de aplicá-los em situações do cotidiano;
3-Reconhecer os papéis da observação, da formulação de hipóteses e da experimentação nos procedimentos científicos;
CONTEÚDO: CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS.
OBJETIVO:
4-Identificar e explicar as principais características dos seres vivos: organização celular, metabolismo, reprodução e evolução biológica;
CONTEÚDO: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO BIOLÓGICA.
OBJETIVO:
5-Identificar diferentes níveis hierárquicos organização do mundo vivo: biosfera, ecossistemas, comunidades biológicas, populações, organismos, tecidos, órgãos, células;
CONTEÚDO: A ORIGEM VERSUS BIOGÊNESE
OBJETIVO:
6-Conhecer a polêmica entre os defensores da abiogênese e os defensores da biogênese, reconhecendo a importância do debate de ideias como essas para o desenvolvimento da cultura humana;
CONTEÚDO: TEORIAS MODERNAS SOBRE A ORIGEM DA VIDA.
OBJETIVOS:
7-Conhecer os principais passos que teriam levado à origem dos primeiros passos que teriam levado à origem dos primeiros seres vivos: formação de substâncias orgânicas precursoras, sua organização em sistemas isolados e aparecimento da reprodução;
8-Comparar as hipóteses heterotrófica e autotrófica para a origem da vida e justificar a tendência atual de aceitar a hipótese autotrófica;
CONTEÚDO: EVOLUÇÃO E DIVERSIFICAÇÃO DA VIDA.
OBJETIVOS:
9-Reconhecer a importância, na história da vida na Terra, do aparecimento da célula eucariótica e da multicelularidade;
10-Conhecer a ideia central da hipótese endossimbiótica (ou hipótese simbiogência) para a origem da célula eucariótica;
CONTEÚDO: BASES MOLECULARES DA VIDA.
OBJETIVOS:
11-Reconhecer a existência de uma realidade invisível aos olhos – o nível de átomos e das moléculas – que pode ser investigado cientificamente e incorporado às nossas visões e explicações de mundo;
12-Compreender que os seres vivos são constituídos por átomos de vários elementos químicos, organizados em diversos tipos de substâncias orgânicas, principalmente glicídios, lipídios, proteínas e ácidos nucléicos;
CONTEÚDO: A ÁGUA E OS SAIS MINERAIS NOS SERES VIVOS.
OBJETIVOS:
13-Reconhecer e compreender os principais aspectos da importância da água para a vida;
14-Estar informado sobre os procedimentos que os cidadãos podem adotar para evitar desperdício de água potável e assim preservar esse recurso natural;
CONTEÚDO: GLICÍDIOS.
OBJETIVO:
15-Conhecer os glicídios quanto às suas características químicas principais (tipos de componentes, estrutura molecular etc.) e suas funções gerais nos seres vivos;
CONTEÚDO: LIPÍDIOS.
OBJETIVO:
16-Conhecer suas os lipídios quanto às suas características químicas principais (tipos de componentes, estrutura molecular etc.) e suas funções gerais nos seres vivos;
CONTEÚDO: PROTEÍNAS.
OBJETIVOS:
17-Conhecer as proteínas quanto às suas características químicas principais e suas funções gerais nos seres vivos;
18-Reconhecer o papel de um grupo especial de proteínas – as enzimas – como catalizadores biológicos;
CONTEÚDO: VITAMINAS.
OBJETIVO:
19-Estar informado sobre os principais tipos de vitaminas, suas fontes e conseqüências da carência vitamínica sobre o organismo.
CONTEÚDO: ÁCIDOS NUCLÉICOS.
OBJETIVOS:
20-Conhecer os ácidos nucléicos quanto ás suas características químicas principais (tipos de componentes, estrutura molecular etc.) e suas fuções gerais nos seres vivos;    

CONTEÚDO: O Mundo Microscópio.
OBJETIVOS:
21-Reconhecer a existência de uma realidade invisível aos olhos – o mundo microscópio – que pode ser investigado cientificamente incorporado às nossas visões e explicações do mundo;
22- Conhecer alguns fatos históricos sobre a teoria celular e compreender sua importância como unificadora dos conhecimentos de Biologia;
23-Reconhecer que os vírus não são constituídos de células e compreender porque isso não enfraquece a teoria celular nem se opõe a ela;
24-Conhecer os princípios básicos de funcionamento do microscópio e estar informado sobre seu aumento, resolução e possibilidade ou não de realizar observações vitais;
25-Conhecer os fundamentos das principais técnicas de preparação de materiais biológicos para observação ao microscópio (técnicas citológicas): observação vital, fixação, coloração, inclusão, corte e esmagamento;
CONTEÚDO: OUTROS MÉTODOS PARA O ESTUDO DA CÉLULA.
OBJETIVO:
26-Conhecer a importância do fracionamento celular e da radioautografia como métodos de estudo das células;
CONTEÚDO: MEMBRANA PLASMÁTICA.
OBJETIVO:
27-Reconhecer que conhecimentos específicos, como a estrutura e as propriedades das membranas biológicas, por exemplo, podem ser importantes para o avanço da ciência e para o desenvolvimento de tecnologias úteis à humanidade;
Conhecer a composição molecular básica da membrana plasmática, compreendendo o significado do mosaico fluido que explica sua estrutura e propriedades;
CONTEÚDO: PERMEABILIDADE CELULAR.
OBJETIVOS:
28-Compreender os princípio físico-químicos que regem a difusão e a osmose, aplicando-os para explicar processos que ocorrem em células vivas;
29-Compreender como os processos de difusão simples, difusão facilitada e transporte ativo contribuem para entrada ou saída de substâncias na célula;
CONTEÚDO: ENDOCITOSE E EXOCITOSE.
OBJETIVO:
30-Compreender e esquematizar os processos de endocitose e exocitose, respectivamente responsáveis pela entrada e saída  de partículas e substâncias na célula;
CONTEÚDO: ENVOLTÓRIOS EXTERNOS À MEMBRANA PLASMÁTICA.
OBJETIVO:
31-Conhecer a constituição básica e as funções do glicocálix de células animais e da parede celular de vegetais;
CONTEÚDO: O CITOPLASMA.
OBJETIVOS:
32-Compreender a célula como uma entidade tridimensional, no interior da qual há diferentes estruturas que funcionam integradamente para a manutenção da vida celular;
33-Relacionar as principais diferenças estruturais entre as células procarióticas e células eucarióticas e identificar os grupos de seres vivos em cada tipo de célula ocorre;
CONTEÚDO: ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS.
OBJETIVOS:
34-Valorizar os estudos detalhados sobre o interior da célula viva, reconhecendo-os como possíveis geradores de conhecimentos e tecnologias úteis à humanidade, entre elas as relacionadas à saúde humana;
35-Identificar, em esquemas e fotografias, diferentes partes das células, tais como: membrana plasmática, citosol, retículo endoplasmático, complexo de golgiense, mitocôndria, plasto, centríolo, cílio e flagelo;
CONTEÚDO: NÚCLEO E CROMOSSOMOS.
OBJETIVOS:
36-Reconhecer o núcleo das células eucarióticas como o centro de controle das atividades celulares;
37-Reconhecer e identificar, em esquemas e fotografias de células, o núcleo e suas partes: envoltório nuclear, cromatina e nucléolo;
CONTEÚDO: CROMOSSOMOS DA CÉLULA EUCARIÓTICA.
OBJETIVOS:
38-Reconhecer a cromatina como o conjunto de cromossomos do núcleo e compreender os níveis de organização cromossômica;
39-Reconhecer, em esquemas e fotografias, o centrômero e as cromátides-irmãs de um cromossomo;
CONTEÚDO: CROMOSSOMOS HUMANOS.
OBJETIVOS:
40-Conhecer o número normal de cromossomos da espécie humana (46) e compreender o significado das fórmulas cromossômicas da mulher – 46,  XX – e do homem – 46, XY;
47-Reconhecer a importância dos estudos cromossômicos para diagnosticar e prevenir síndromes cromossômicas, relacionando a ciência à melhora das condições de vida da humanidade;
CONTEÚDO: DIVISÃO CELULAR: MITOSE E MEIOSE.
OBJETIVOS:
48-Reconhecer o papel da mitose na reprodução de organismos unicelulares e no crescimento e desenvolvimento de organismos multicelulares;
49-Conhecer as principais subdivisões do ciclo celular, relacionando-se ao processo de duplicação do DNA cromossômico;
CONTEÚDO: MITOSE.
OBJETIVOS:
50-Reconhecer e identificar, em esquemas e fotografias de células em divisão, as principais fases da mitose: prófase, metáfase, anáfase e telófase;
51-Compreender a relação funcional entre os processos de condensação dos cromossomos, formação do fuso mitótico e distribuição dos cromossomos para as células-filhas;
52-Distinguir a citocinese animal da citocinese vegetal;
CONTEÚDO: REGULAÇÃO DO CICLO CELULAR.
OBJETIVOS:
53-Estar informado sobre a existência de fatores que regulam o ciclo celular e reconhecer sua importância para as células e os organismos;
54-Compreender que alterações no sistema de controle da divisão celular podem levar ao desenvolvimento de tumores;
CONTEÚDO: MEIOSE.
OBJETIVOS:
55-Reconhecer a relação entre a meiose e a reprodução sexuada;
56-Reconhecer e identificar, em esquemas e fotografias de células em divisão, as principais fases da meiose: prófases I e II, metáfases I e II, anáfase I e II e telófase I e II.
CONTEÚDO: METABOLISMO ENERGÉTICO.
OBJETIVO:
57-Conceituar metabolismo e reconhecer que moléculas orgânicas são ricas em energia potencial química, que pode ser liberada ou armazenada em reações de oxirredução e aproveitada pelos seres vivos;
CONTEÚDO: ATP, A “MOEDA ENERGÉTICA” DO MUNDO VIVO.
OBJETIVO:
58-Compreender o papel das moléculas de ATPC como intermediadoras dos processos energéticos celulares;
CONTEÚDO: RESPIRAÇÃO CELULAR.
OBJETIVOS:
59-Conceituar respiração celular e identificar as equações químicas gerais referentes a esse processo;
60-Conhecer e compreender as principais etapas da respiração celular (glicólise, ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa), identificando os locais da célula onde elas ocorrem;
61-Conhecer os principais compostos que servem de fonte de energia para a respiração celular;
CONTEÚDO: FERMETAÇÃO.
OBJETIVOS:
62-Conceituar fermentação e identificar as equações químicas gerais referentes a esse processo;
63-Exemplificar empregos tecnológicos da fermentação: produção de bebidas alcoólicas, de alimentos etc;
CONTEÚDO: FOTOSSÍNTESE.
OBJETIVOS:
64-Conhecer e compreender as principais etapas da fotossíntese (fotólise da água, fotofosforilação e ciclo das pentoses), identificando os locais da célula eucariótica onde elas ocorrem;
65-Explicar o papel da água como reagente no processo da fotossíntese;
66-Conhecer o processo de fixação de carbono por meio  do ciclo das pentoses;
CONTEÚDO: QUIMIOSSÍNTESE.
OBJETIVO:
67-Conhecer o processo de quimiossíntese, distinguindo-o dos processos de fotossíntese e de respiração aeróbica, respectivamente;
CONTEÚDO: O CONTROLE DAS ATIVIDADES CELULARES.
OBJETIVOS:
68-Reconhecer a existência de uma linguagem codificada da vida, que se perpetua pela duplicação das moléculas de DNA e que determina as características hereditárias por meio do controle da s atividades celulares;
69-Conhecer a estrutura da molécula de DNA e compreender a maneira pela qual ela armazena informação genética;
70-Compreender que a duplicação semiconservativa do DNA permite a transmissão rigorosa das informações  genéticas ao longo das gerações;
CONTEÚDO: GENES E RNA: A TRANSCRIÇÃO GÊNICA.
OBJETIVOS:
71-Compreender como os genes podem conter informações capazes de controlar atividades celulares;
72-Compreender os principais tipos de RNA e seu papel no processo de síntese de proteínas;
CONTEÚDO: MECANISMOS DE SÍNTESE DE PROTEÍNAS.
OBJETIVOS:
73-Utilizar um a tabela de código genético para prever, a partir da sequência de base de um DNA ou de um RNA, a composição em aminoácidos do polipeptídieo produzido;
74-Explicar, em termos gerais, como os genes determinam as características estruturais e funcionais dos seres vivos por meio do controle da síntese das proteínas;    
CONTEÚDO: TECIDOS EPITELIAIS E TECIDOS CONJUNTIVOS.
OBJETIVOS:
75-Valorizar os conhecimentos sobre a estrutura e o funcionamento do corpo humano, reconhecendo a importância desse saber tanto para compreender melhor as características físicas como para prevenir eventuais distúrbios que comprometam nossa saúde;
76-Conhecer os principais tipos de epitélios de revestimento, exemplificando locais do corpo em que eles ocorrem;
77-Reconhecer que as glândulas são formadas por tecido epitelial, distinguindo e exemplificando glândulas exócrinas e glândulas endócrinas;
CONTEÚDO: ESTRUTURA E FUNÇÃO DOS TECIDOS CONJUNTIVOS.
OBJETIVOS:
78-Compreender a estrutura geral dos principais tipos de tecido conjuntivo;
79-Reconhecer o papel de fibroblastos, macrófagos, mastócitos e células mesenquimatosas indiferenciadas nos tecidos conjuntivos;
 CONTEÚDO: TECIDO EPITELIAL E CONJUNTIVO NA PELE HUMANA.
OBJETIVO:
80-Conhecer a estrutura da pele humana e suas principais funções;
CONTEÚDO: TECIDOS CONJUNTIVOS E SPECIAIS.
OBJETIVO: Distinguir tecido cartilaginoso de tecido ósseo, apontado semelhanças e diferenças entre eles.
CONTEÚDO: TECIDO SANGUÍNEO.
OBJETIVOS:
81-Valorizar os conhecimentos sobre a estrutura e o funcionamento do corpo humano, reconhecendo-os como importantes para cuidar melhor da saúde;
82-Enumerar os componentes celulares do sangue humano e identificar os órgãos corporais responsáveis por sua formação;
CONTEÚDO: COMPONENTES DO SANGUE HUMANO.
OBJETIVO: Explicar as funções das hemácias, dos principais tipos de glóbulos brancos e das plaquetas do sangue humano;
CONTEÚDO: TECIDOS MUSCULARES E TECIDO NERVOSO.
OBJETIVOS:
83-Valorizar os conhecimentos sobre a estrutura e o funcionamento do corpo humano, reconhecendo a importância desse saber para prevenir eventuais distúrbios que comprometam nossa saúde;
84-Caracterizar os três tipos de tecido muscular – estriado esquelético, estriado cardíaco e não estriado – quanto à estrutura básica de suas células e quanto à sua função básica no organismo humano;
CONTEÚDO: TECIDO NERVOSO.
OBJETIVOS:
85-Conhecer os componentes celulares do sistema nervoso: neurônios e gliócitos;
86-Conhecer uma classificação funcional dos neurônios – sensitivos, motores e associativos -, explicando seu papel nas ações reflexas;
87-Conceituar sinapse nervosa e seu papel na transmissão do impulso nervoso;
CONTEÚDO: REPRODUÇÃO HUMANA.
OBJETIVOS:
88-Conhecer os principais órgãos que compõem o sistema genital feminino;
89-Conhecer os principais órgãos que compõem o sistema genital masculino;
CONTEÚDO: FECUNDAÇÃO.
OBJETIVOS:
90-Compreender as contribuições do gameta feminino e do gameta masculino no processo de fecundação;
91-Aplicar os conhecimentos sobre sistema genital e reprodução para decidir e controlar sua própria reprodução, compreendendo os princípios de funcionamento dos diversos métodos contraceptivos;
CONTEÚDO: NOÇÕES DE EMBRIOLOGIA ANIMAL.
OBJETIVO:
92-Conceituar segmentação e relacionar o tipo de ovo ao tipo de segmentação que ocorre;
CONTEÚDO: GASTRULAÇÃO.
OBJETIVOS:
93-Conceituar gastrulação e compreender que nesse estágio do desenvolvimento têm origem o arquêntero  e os folhetos germinativos;
 94-Caracterizar animais protostômios, deuterostômios, diblásticos e triblásticos;
CONTEÚDO: FORMAÇÃO DE TECIDO E ÓRGÃOS.
OBJETIVOS:
95-Conhecer os aspectos gerais da formação do tubo nervoso, da notocorda e dos diferentes tecidos embrionários;
96-Conhecer os principais estágios do desenvolvimento embrionário doa anfioxo, reconhecendo a importância desse organismo como modelo para a embriogênese dos vertebrados;
CONTEÚDO: DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO DOS MAMÍFEROS.
OBJETIVO:
97-Identificar as diferenças básicas entre os desenvolvimentos embrionários de monotremados, marsupiais e placentários;
CONTEÚDO: EMBRIOLOGIA DOS MAMÍFEROS PLACENTÁRIOS.
OBJETIVOS:
98-Compreender a formação dos folhetos germinativos e dos anexos embrionários no desenvolvimento embrionário de mamíferos;
99-Explicar, em linhas gerais, o processo de nidação e o papel da zona pelúcida;
100-Conceituar placenta e explicar sua função;
CONTEÚDO: PARTO.
OBJETIVOS:
101-Compreender, em linhas gerais, os processos relacionados ao parto – contrações uterinas, ruptura da bolsa amniótica, expulsão do feto e eliminação da placenta;
102-Distinguir gêmeos dizigóticos e gêmeos, monozigóticos;
103-Utilizar os conhecimentos sobre a reprodução e o desenvolvimento embrionário humanos para ajudar a formar juízos de valor em assuntos polêmicos da cidadania, tais como controle da reprodução, aborto, fertilização in vitro, clonagem etc.


           4-METODOLOGIA:
a)Uso do livro;
b)Uso de vídeo e TV;
c)Atividade de pesquisa e elaboração de texto interpretativo;
d)Resolução de atividades.

            5-AVALIAÇÃO:
Instrumentos de Avaliação: Trabalho em grupo. Trabalho Individual. Debate. Painel. Seminário. Auto-avaliação. Prova: individual, em dupla e/ou em grupo, com consulta, oral.

            6-BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
AMABIS, José Mariano e MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia: Biologia das Células. 3ª edição. São Paulo. Editora Moderna - 2010.